30 agosto 2010
FLOR DE MAIO
23 agosto 2009
FLOR DE MAIO
Sinonímia: Epiphyllum truncatum, Zygocactus truncatus
Nome Popular: Flor-de-maio, cacto-de-natal, cacto-da-páscoa, flor-de-seda
Família: Cactaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasi
Ciclo de Vida: Perene
Descrição:
Planta epífita de cladódios achatados, articulados, pendentes e sem espinhos.Flores grandes, vistosas e de formato que lembram um camarão, em diversas cores, que surgem na ponta dos ramos. Floresce no outono.
ESTAS SÃO AS DE CORES PINK E ALGUNS BOTÕES DA COR BRANCA
Modo de cultivo :
Local ensolarado, para vasos de boca larga, usados como pendentes.
Substrato de cultivo rico em matéria orgânica como húmus de minhoca, misturada ao solo mineral de canteiro e adubo granulado NPK 4-14-8, mais areia para garantir a boa drenagem.
Se dispuser de composto orgânico de folhas decompostas poderá utilizá-lo, mas deverá acrescentar uma colherinha de chá de cal hidratada bem misturada, pois cactos não apreciam solo ácido.

Como já expliquei em outra postagem, depois que elas terminam de florir, as deixo em um canto no jardim e não as rego muito, porque senão acabam estragando, quando chega a época de floração, muitas vezes antes mesmo de pensar já estão colocando seus lindos botões. Os vasos ficam muito lindos, é difícil escolher as fotos, porque elas jamais retratam a beleza ao vivo.
OBS.: Clique nas fotos para visualizar melhor
23 julho 2008
FLOR DE MAIO
O nome é flor de maio mas, sua floração inicia-se em abril, podendo se estender até julho, mas é realmente no mês de maio que ela se encontra no ápice de seu esplendor, tendo, inclusive, se tornado o presente mais apreciado para o Dia das Mães nas floriculturas brasileiras.
Na natureza, exige pouco com relação à qualidade do terreno, pois não se instala direto na terra, e sim, procura troncos e pedaços de madeira para se agarrar.
As informações acima ajudam para que você cultive melhor a sua planta, embora a planta geralmente, adapta-se a seu cultivador, então precisamos sempre observar, para que elas em sua época floresçam.
Todas estas fotos são das minhas queridas flores de maio, este ano, não sei se foi por causa da temperatura do planeta que anda mudando, ou se foi pela reforma pela qual passava minha casa, começaram a abrir no final de maio e foram abrindo mes de junho adentro, algumas abriram somente no início de julho.
Algumas de cores diferentes num mesmo vaso, e que lindas ficaram, na época em que estava em botões e logo depois abertas totalmente. Rosas, alaranjadas, brancas, púrpuras, veremelhas...
A foto que está acima no início do post, tem uma flor(a mais aberta) rosa bebê e a outra alaranjada no mesmo segmento. É pena que não dá para ficar fotografando todas, mas já dá para ter uma idéia, da beleza que fica, embora a fotógrafa não seja lá aquelas coisas.
fontes: wikipédia, mundo das plantas
fotos: dete















