Mostrando postagens com marcador frutas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador frutas. Mostrar todas as postagens

21 maio 2008

PÉ DE UVAIA

UVAIA

A uvaia, uvalha ou uvaieira (Eugenia uvalha) é uma planta da família Myrtaceae. Pode ter entre 6 - 13 m de altura para 30 - 50 cm de diâmetro do tronco. É uma espécie com origem no Brasil, que ocorre nos estados de Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A floração ocorre entre os meses de Agosto e Dezembro, frutificando entre Setembro e Janeiro. A uvaia é utilizada em projetos de reflorestamento (áreas degradadas, preservação permanente e plantios mistos) e paisagismo (ornamental e pomar doméstico). É típica de florestas ombrófilas densas, florestas estacionais semideciduais, mata ciliar e cerrado.

(Informação: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Foi esta a descrição que eu encontrei para minha querida planta, que cultivo no jardim e cujas fotos estou postando. Lembro de uma árvore enorme quando eu voltava a muito tempo atrás do colégio e sempre parávamos na casa de uma amiga para colhermos alguns frutos. Desde esta época sempre pensava, um dia vou ter um pé de uvaia.

Bom, segundo a teoria deveria florir em tal época e dar frutos em outra, mas, desde que eu ganhei uma muda pequena da minha cunhada Norma, de Ituverava, tenho observado seu desenvolvimento, e mal a planta atingiu meio metro, começou a florir e em seguida na primeira florada já segurou umas duas uvaias deliciosas.
Daí pra frente está sempre com florezinhas novas e frutos, eu não posso ter árvores muito grandes, pela falta de espaço,porque ela não está crescendo muito e eu faço algumas podas para que não espalhe demais, parece que tem gostado, porque até agora tem me retribuído com seus frutos deliciosos.

O sabor é bem peculiar, ácida adocicada, muitos dizem azeda, por usam-na para fazer sucos e batidas, fica muito bom. Eu, particularmente encho a boca de água quando vejo esta fruta, e não me privo em saboreá-la.

Cultivo-a como todas plantas que tenho, com muito carinho, pois esta fruta, eu, particularmente nunca encontrei para comprar e é uma das minhas favoritas.

até mais

15 outubro 2007

MORANGOS, AMORAS

Aí está preciso replantar meus moranguinhos, mas não para de produzir, como podem ver desta vez ainda não havia comido os moranguinhos maduros. Falei que colocaria outra foto, aí está deguste com os olhos.

Minha amoreira também, lembram-se? Pois é, está sempre carregadinha e os frutos estão deliciosos, já plantei um galhinho que está brotando, mas acredito que vou deixar este pezinho também, vou podá-lo mais para que não fique tão alto como está no momento, e ela ajuda a fazer a meia-sombra que preciso pra algumas qualidades de orquídeas.

até mais

10 outubro 2007

Amoras...

AMOREIRA

Esta é danada!
Olha meu jardim é muito pequeno...então eu podei esta amoreira e achei que ela tinha sentido muito e morrido. Fiquei até triste, apesar de já ter feito outra muda, mas qual foi minha supresa tempos depois, a danada brotou, e do galho que brotou, nunca mais parou de produzir. É, ela dá amora o ano todo! Eu ainda podo seus galhos, para que não cubra todo jardim, esta foto tirei de umas amoras ainda verdes, mas tenho outra foto com elas madurinhas... Todo dia, colho amoras. É o prêmio que recebo por gostar de plantas, é gratificante!

beijos