23 agosto 2009

FLOR DE MAIO

FLOR VERMELHA


Nome Científico: Schlumbergera truncata
Sinonímia: Epiphyllum truncatum, Zygocactus truncatus
Nome Popular: Flor-de-maio, cacto-de-natal, cacto-da-páscoa, flor-de-seda
Família: Cactaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasi
Ciclo de Vida: Perene

Descrição:
Planta epífita de cladódios achatados, articulados, pendentes e sem espinhos.Flores grandes, vistosas e de formato que lembram um camarão, em diversas cores, que surgem na ponta dos ramos. Floresce no outono.

ESTAS SÃO AS DE CORES PINK E ALGUNS BOTÕES DA COR BRANCA

Modo de cultivo :
Local ensolarado, para vasos de boca larga, usados como pendentes.

Substrato de cultivo rico em matéria orgânica como húmus de minhoca, misturada ao solo mineral de canteiro e adubo granulado NPK 4-14-8, mais areia para garantir a boa drenagem.
Se dispuser de composto orgânico de folhas decompostas poderá utilizá-lo, mas deverá acrescentar uma colherinha de chá de cal hidratada bem misturada, pois cactos não apreciam solo ácido.

ESTAS SÃO AS DA CORES LARANJA E VERMELHA

ESTAS SÃO AS DE COR ROSA-BEBÊ E BOTÃO DA MARAVILHA


Estas são algumas de minhas flores de maio deste ano(2009), tive dificuldade de fotografá-las por tê-las plantado em vasos com diversas cores, e este ano floresceram muito, tirei muitas fotos e estou postando algumas para que possam apreciá-las.
Como já expliquei em outra postagem, depois que elas terminam de florir, as deixo em um canto no jardim e não as rego muito, porque senão acabam estragando, quando chega a época de floração, muitas vezes antes mesmo de pensar já estão colocando seus lindos botões. Os vasos ficam muito lindos, é difícil escolher as fotos, porque elas jamais retratam a beleza ao vivo.

OBS.: Clique nas fotos para visualizar melhor

beijos e até mais,

28 julho 2009

ORQUÍDEA SIMPLES E LINDA DE SE VER










Esta orquídea eu comprei a mudinha por uma bagatela, estava toda amarelada suas folhas, e estava terminando de florir, tinha uma flor já queimada caindo.
Bom, os cuidados que tive foi verificar onde ela se adaptava melhor, e foi a minha grata surpresa que a deixei no cantinho da janela do lado de fora, onde o sol bate alguns minutos durante o dia e tratei de regá-la somente quando secava, ela está no mesmo vasinho que trouxe, de plástico e pequeno porque ela é pequena e linda demais. Foi uma surpresa quando menos de uns dias depois de tê-la ela estava soltando um ramo para flor, pois eu pensei que somente no próximo ano aconteceria isso e fiquei muito feliz. Fotografei e a mantive dentro de casa, com luminosidade e ela durou mais de 20 dias, assim sem se abater.

Logo trarei fotos de outras orquídeas e também de outras flores, demorei um tempo sem postar devido a compromissos, mas recompensarei com as imagens.

beijos

24 junho 2009

ORQUÍDEA LILÁS




Esta orquídea é de fácil cultivo, é claro que ela adapta-se melhor em lugares quentes, embaixo de árvores, recebendo o sol indiretamente. Tenho uma muda da mesma que está desenvolvendo-se de vento em popa, aqui em São Paulo.
Esta foto foi tirada pela minha cunhada Norma de Ituverava, aliás lá as orquídeas adoram o clima, principalmente como podem ver, esta está embaixo de uma árvore, mas não pensem que falta sol, porque lá o sol está sempre a pino!
Espero que tenham gostado, ela dura muitos dias, depois de aberta. Vale a pena cultivá-la.

até mais,