21 dezembro 2007

NASCIMENTO DE JESUS



POR QUE SE COMEMORA O NATAL NO DIA 25 DE DEZEMBRO?
FOI REALMENTE NESTA DATA QUE JESUS NASCEU?

Não, não foi, muito provavelmente, Jesus nasceu no ano 5 ou 6 de nossa era e, com certeza, não nasceu no dia 25 de dezembro.
A abreviação a.C. significa "antes de Cristo" e d.C., "depois de Cristo". A contagem dos anos na era cristã é feita a partir do suposto nascimento de Jesus, que teria sido no ano 1 (não houve anos zero).
No ano 525, o monge Dionísio Exíguo fixou essa data em 25 de dezembro do ano 753 da fundação de Roma. Assim, o ano romano de 754 corresponderia ao ano 1 da era cristã.
Pesquisadores da Bíblia, porém, acreditam que a data correta do nascimento de Jesus seria o ano 748 do calendário romano.
O período anterior ao nascimento de Cristo é computado em contagem regressiva A escolha da data foi uma tentativa de suplantar com a festa cristã o ciclo pagão das festas ao deus romano do Sol. O objetivo foi plenamente vitorioso. Em algumas décadas os festejos pagãos foram suplantados pelos cristãos.
Seria muito difícil elaborar um calendário capaz de dar a data certa do nascimento de Jesus. Até mesmo os Santos Patriarcas da Igreja bem como eminentes autoridades eclesiáticas, por muitos séculos, não conseguiram fixar com exatidão a data de seu nascimento.
Os cristãos primitivos celebravam a Natividade com um grande festival em maio, ou, por vezes, em abril e, em outras ocasiões em janeiro. Algumas das mais antigas tradições da Igreja fixavam, em definitivo, o 20 de maio como a data certa, enquanto outras insistiam em fixá-la a 19 ou 20 de abril.
Hoje, nós já temos o apoio da Ciência para a confirmação dos dados apresentados. O astrônomo britânico Colin Humprey, professor da Universidade de Cambridge, afirmou em 1991 que a conhecida Estrela de Belém, registrada com absoluta precisão pelos antigos astrônomos chineses, teria sido um cometa. Baseando-se nos seus cálculos, o cometa teria passado pela órbita da Terra 5 anos antes do início da Era Cristã.
Apoiando-se nos relatos bíblicos, Humprey concluiu que o nascimento de Jesus ocorreu em abril, provavelmente entre os dias 13 e 27.
Estudiosos de ciências menos ortodoxas, estão certos de que ele teria o sol natal em áries, o que confirma a hipótese de ter nascido entre o dia 13 e 20 de abril.

beijos


Nenhum comentário: