18 março 2008

TRADIÇÕES-PÁSCOA

OVOS DE PÁSCOA

Além das celebrações religiosas, muitos países também celebram a Páscoa com doces e assados. Os ovos, um símbolo tradicional de vida nova, são cozidos e pintados. Chocolate de todos os formatos e tamanhos são consumidos. Os bolos e pães são assados e cuidadosamente decorados. Em muitas casas, as famílias celebram a Páscoa com um almoço especial. De acordo com a história ,os ovos foram pintados nos tempos antigos pelos egípcios e persas, que os trocavam com amigos. "Foi na Mesopotamia que os cristãos deram ovos pela primeira vez a seus amigos na Páscoa para lembrar a ressurreição de Jesus", escreve a autora Rowland Purton.
Se a Quaresma for observada como devido, os ovos seriam uma comida proibida (por isso os ovos eram consumidos um dia antes da Quaresma). Séculos atrás, quando a Quaresma terminava no domingo de Páscoa, dar ovos decorados como presente aos amigos era uma tradição. Com o passar do tempo, a tradição dos ovos decorados ou pintados continuou, em especial com os ucranianos e outros europeus orientais, conhecidos por seus desenhos lindos e elaborados.
O "ovo de Páscoa" adornado com jóias criado pelo artista Peter Carl Fabergé, em fins de 1880 em São Petersburgo, Rússia, é o ponto alto da decoração de ovos. O ovo lápis-lazuli é uma combinação de ouro, esmalte, pérola, diamante e rubi, que retrata uma "gema" esmaltada que guarda uma coroa real. Esta coroa tem uma articulação que se abre para revelar um ovo de rubi. Embora este ovo de Páscoa não esteja documentado entre os Ovos do Império Russo, especialistas afirmam que foi criado provavelmente para um membro da realeza russa. Visite o site O Museu de Arte de Cleveland: exibições especiais (em inglês) para ver outros ovos adornados de jóias criados por Peter Carl Fabergé.

COELHOS

Os coelhos são um podero símbolo de fertilidade e vida nova e, portanto, da Páscoa. O coelhinho da Páscoa, assim como o Papai Noel, se tornou um personagem popular entre as crianças. Mas nem sempre o coelhinho da Páscoa foi o personagem principal.
As lebres eram sagradas no festival pagão de Eostre. Em algum ponto, a lebre foi substituída pelo coelho. Alguns dizem que isso aconteceu porque é difícil distinguir uma lebre de um coelho: ambos são mamíferos e têm orelhas longas.
Biscoitos quentes em formato de cruz da Sexta-feira da Paixão (Hot Cross Buns)
O costume de comer esses biscoitos volta aos tempos pré-cristãos, quando os pagãos ofereciam a seu deus Zeus um bolo feito em forma de um búfalo, com uma cruz sobre ele para representar seus chifres. Através dos séculos, os bicoitos em formato de cruz foram feitos para serem comidos a cada Sexta-feira da Paixão e acreditava-se que eles tinham poderes curativos milagrosos. As pessoas penduravam os biscoitos no teto da cozinha para proteger a casa contra o mal para o ano que estava chegando. Dizia-se que o pão e os biscoitos da Sexta-feira da Paixão nunca mofavam. Provavelmente porque os biscoitos eram tão bem assados que não havia umidade na mistura para deixar o mofo se espalhar. Os biscoitos em formato de cruz e o pão assados na Sexta-feira da Paixão foram usados como tratamento para todos os tipos de doença.

DOMINGO DE PÁSCOA

O domingo de Páscoa celebra a ressurreição de Jesus. Junto com o Natal
, a Páscoa é considerada uma das datas mais antigas e jubilosas do calendário cristão. As cerimônias religiosas e outras celebrações da Páscoa variam de país para país. Nos Estados Unidos, muitas "cerimônias ao nascer do sol" acontecem ao ar livre na manhã de Páscoa. Essas cerimônias matinais simbolizam o túmulo vazio que foi encontrado na manhã de domingo e da chegada de Jesus a Jerusalém antes do amanhecer do domingo de sua ressurreição.
"Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o nazareno, que foi crucificado; ele ressurgiu; não está aqui; eis o lugar onde o puseram". (Marcos 16:6, NT)
É importante entender que a Páscoa não foi celebrada ou mencionada na Bíblia. Porém, o período de 3 dias da Sexta-feira da Paixão até o domingo de Páscoa se tornou uma cerimônia tradicional entre os cristãos.


As origens dos nomes para o feriado da Páscoa variam um pouco.
"Easter" e "Ostern" derivam de Eostre. Outros nomes são derivados da palavra judia Passover, Pesach.
Inglês: Easter
Alemão: Ostern
Grego: Pascha
Espanhol: Pascua
Italiano: Pasqua
Francês: Paques
Português: Páscoa
Holandês: Pasen
Dinamarquês: Paaske


beijos

Nenhum comentário: