23 novembro 2008

AMOREIRA

Nome Popular: Amoreira
Nome Científico: Morus celsa alba e Morus celsa nigra / Família Moráceas
Origem: A amoreira tipo alba é originária da China. A tipo nigra é de origem persa.
Partes usadas: Folhas, frutos, raiz e casca

Característicase Cultivo: Árvore que atinge de 2,00 (alba) a 10,00 (nigra) metros, tronco verrugoso, folhas ovaladas, lisas, verdes brilhantes, dão frutos doces, comestíveis, que amadurecem no verão. Se dá bem em regiões com muito sol, e aguenta invernos rigorosos

Medicinal:
Propriedades laxativas, expectorantes, refrescantes e emolientes.
Laxante simples: comer os frutos lavados de manhã em jejum.
Bom para inflamações de garganta e da boca. Fazer bochechos e gargarejos com o suco fresco dos frutos.
Combate diabetes : infuso com 10 g de folhas em 100 ml de água.
O chá tão poderoso é feito como qualquer chá comum: tres folhas de amoreira em um litro de água. O sabor é muito suave, não desagrada a ninguém. Coloque as folhas na água ainda fria, deixa ferver por uns minutos, coa e pronto. É recomendado também tres vezes ao dia, para amenizar os sintomas da menopausa.
Cosmética: Para dermatoses, eczemas e erupções cutâneas, sob forma de cataplasmas: pegar um punhado de folhas, lavar, secar, colocar numa panelinha com duas colheres de sopa de água. Aquecer até que o líquido evapore. Pegar as folhas, estender sobre uma gaze e esmagar um pouco para que saia o líquido. Aplicar quente, mas não fervente, deixando sobre a pele até esfriar. Repertir mais duas vezes.
Uso culinário: Os frutos são utilizados em xaropes, geléias, licores e tortas.
Xarope: esmagar os frutos para obter suco; filtrar e pôr em fogo brando; acrescentar açúcar na proporção do dobro do peso do suco. Deixar engrossar até consistência de xarope e guardar em garrafas esterilizadas, bem fechadas.

Pois é, além da fruta deliciosa que nos dá, a amoreira também tem todos estes benefícios. Por isso quando minha amoreira fica muito alta, eu podo pela falta de espaço, mas somente depois de ter plantado um galho, e este ter brotado, assim nunca fico sem esta planta linda e que atrai muitos beija-flores e passarinhos.


fonte: informações pessoais e portal do Brasil
fotos: dete


até mais, beijos

Nenhum comentário: