01 dezembro 2008

LENDAS SORE O PANETONE

Cada qual com seus costumes, os franceses comem a famosa Büche de Noel, delicioso bolo à base de manteiga e muuuuuito chocolate; portugueses inventaram a rabanada, conhecida como "fatia de mulher parida" – que por ser muito rica, alimenta logo quem passou pelo esforço de por uma criança no mundo –; e os italianos degustam o panetone. E nós, brasileiros, como boa mistura que somos, sofremos as conseqüências dessas loucuras gastronômicas e nos vemos nesse dilema de comilança.Hoje em dia encontramos panetones em qualquer lugar, de todos os tipos. Cada ida ao supermercado é um chamariz para consumir esta delícia.

Os brasileiros se tornaram tão adeptos desse costume que, atualmente, a maior fábrica de panetone tradicional não fica mais na Itália e sim aqui, em terra Brasilis!

As origens desse bolo incrustado de pequenas frutas cristalizadas são várias. Pelo menos, as lendas são as mais diversas.

Uma delas data da época medieval, quando o pão cotidiano era de péssima qualidade e, para melhorar em dia festivos, era incrementado de ovos, especiarias, frutas e vinho. Assim, o pão ficava "grande" (dizem que panetone significa pão grande) e, com o tempo, foi se tornando símbolo de dias de alegria.

Outra historia, muito mais divertida, acha suas origens em Milão, no ano de 1490.
Um jovem aristocrata apaixonou-se perdidamente pela filha de um confeiteiro chamado Toni. Para impressionar o pai de sua amada, o jovem passou-se por um aprendiz de confeiteiro e inventou um pão extraordinário, doce, com um formato alto e de delicadeza incomum. Esse novo pão com frutas cristalizadas foi um grande sucesso; os fregueses vinham de todas as partes para comprar o "pão do Toni".Em Milão, os empresários criaram o costume de oferecer um panetone aos seus clientes como presente de natal. Durante muito tempo, o panetone foi considerado um luxo reservado à pequena elite, até que novas técnicas foram elaboradas permitindo uma produção mais acessível.

receitas de panetone doces e salgados, rabanadas, etc no blog RECEITAS DA TIA DETE

beijos

Nenhum comentário: