21 maio 2008

PÉ DE UVAIA

UVAIA

A uvaia, uvalha ou uvaieira (Eugenia uvalha) é uma planta da família Myrtaceae. Pode ter entre 6 - 13 m de altura para 30 - 50 cm de diâmetro do tronco. É uma espécie com origem no Brasil, que ocorre nos estados de Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A floração ocorre entre os meses de Agosto e Dezembro, frutificando entre Setembro e Janeiro. A uvaia é utilizada em projetos de reflorestamento (áreas degradadas, preservação permanente e plantios mistos) e paisagismo (ornamental e pomar doméstico). É típica de florestas ombrófilas densas, florestas estacionais semideciduais, mata ciliar e cerrado.

(Informação: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Foi esta a descrição que eu encontrei para minha querida planta, que cultivo no jardim e cujas fotos estou postando. Lembro de uma árvore enorme quando eu voltava a muito tempo atrás do colégio e sempre parávamos na casa de uma amiga para colhermos alguns frutos. Desde esta época sempre pensava, um dia vou ter um pé de uvaia.

Bom, segundo a teoria deveria florir em tal época e dar frutos em outra, mas, desde que eu ganhei uma muda pequena da minha cunhada Norma, de Ituverava, tenho observado seu desenvolvimento, e mal a planta atingiu meio metro, começou a florir e em seguida na primeira florada já segurou umas duas uvaias deliciosas.
Daí pra frente está sempre com florezinhas novas e frutos, eu não posso ter árvores muito grandes, pela falta de espaço,porque ela não está crescendo muito e eu faço algumas podas para que não espalhe demais, parece que tem gostado, porque até agora tem me retribuído com seus frutos deliciosos.

O sabor é bem peculiar, ácida adocicada, muitos dizem azeda, por usam-na para fazer sucos e batidas, fica muito bom. Eu, particularmente encho a boca de água quando vejo esta fruta, e não me privo em saboreá-la.

Cultivo-a como todas plantas que tenho, com muito carinho, pois esta fruta, eu, particularmente nunca encontrei para comprar e é uma das minhas favoritas.

até mais

Um comentário:

Unknown disse...

Que legal. Eu enho uma uvaieira de quatro anos, hoje percebi que segurou a primeira uvaia. Estou muito contente e não vejo a hora de finalmente provar essa fruta. Parabéns pela sua.