02 maio 2009

PIMENTA ORANGE HABANERO

Pimenta Orange Habanero
(Capsicum chinese)

Não poderia deixar de postar a minha pimenta deliciosa!!! É muito gostosa mesmo, considerada por muitos como a mais ardida do mundo é deliciosa para adicionar ao arroz com feijão, é claro, algumas gotinhas(curti umas em azeite) são o suficiente para dar um sabor muito bom.
.

Informações:
Os frutos dessa variedade podem ser encontrados em diversas cores : do verde escuro ao alaranjado, e do laranja-avermelhado ao vermelho intenso depois de maduros(habanero red).
Sua forma lembra um lampião, com mais ou menos 5 cm de comprimento e de 3 a 4 cm de diâmetro. A palavra habanero significa de havan,
e essa variedade é muito difundida na Península de Yucátan, no México.


É a pimenta mais picante que se tem conhecimento, sendo de 30 a 50 vezes mais ardida que o Jalapeño. Por isso, é bom ter cuidado ao manuseá-la, para evitar irritações nos olhos e nos dedos(caso isso aconteça veja no blog como tirar ardor de pimenta, ou amenizar), eu mesma já fui vítima de queimaduras, agora uso luvas.
Embora tenha uma forte picância, seu sabor é único e as cores intensas combinam perfeitamente com pratos à base de tomates, feijoada, arroz com feijão, etc.. Quando maduro, o fruto torna-se levemente doce, a as nuanças frutais se acentuam.
Tende a ser muito confundida com a scotch bonnet, da qual difere basicamente no formato. É muito utilizada em molhos, marinados de frutos do mar e picles.


GOSTA DE:
(X) Amor, carinho e atenção
(X) Solo fértil
(X) Sol pleno
(X) água normal
PRODUÇÃO: Rápida, menos de 1 ano
PORTE: Pequeno
TÉCNICA: Semente
USO PRINCIPAL: In natura, em molhos

Obs.: Vale a pena cultivá-la, é simples, basta adubá-la (humus de minhoca), deixá-la ao sol e não esquecer de regá-la(300 ml + ou menos), ela enfeita pois as folhas e principalmente quando está com as pimentas fica lindo!
Hehe, sou suspeita para falar sobre plantas, esta que vocês vêem nas fotos eu deitxo na frente da janela da sala, onde bate sol quase o dia todo, só tirei para fotografá-la, porque ela gosta muito do lugar onde está, pois está produzindo direto e ao mesmo tempo enfeitando.


até a próxima,

Nenhum comentário: