27 outubro 2008

DICAS SOBRE TIPOS DE PELE

dia a dia com voce
DICAS SOBRE TIPOS DE PELE
Normal, seca, oleosa ou sensível?

Quantas vezes você já experimentou um produto e percebu que a pele do seu rosto ficou totalmente oleosa? Ou ao contrário, passou um cosmético e a sua pele ficou ressecada, repuxando?
De acordo com os médicos, isso é comum quando um produto não é adequado ao seu tipo: " Cada pessoa tem uma pele com características específicas, mas todas são mistas na zona T(testa e nariz). Ou seja, há grande quantidade de glândulas sebáceas na região, tornando-a mais oleosa.
Abaixo, vamos identificar os quatro tipos de pele, e os produtos mais indicados para cada um:

NORMAL
É uma pele resistente, com boa elasticidade, que não resseca com facilidade e não tem excesso de brilho nem aparenta oleosidade. Portanto, não tem tendência a formar cravos e espinhas.
Que produtos usar: Espuma de limpeza, hidratante em gel ou creme, e todos os indicados para pele normal. "Porém, há produtos tanto para pele 'normal a seca' como para 'normal a oleosa'. Nesse caso, o ideal é respeitar essa tendência da pele", afirma.

OLEOSA
Possui grande quantidade de gordura. Mesmo após a lavagem, rapidamente ela volta a ficar oleosa.
Que produtos usar: sabonete líquido ou espuma de limpeza profunda, que remove a gordura; loção ou tônico adstringente, que pode ser alcoólico ou não (geralmente com extratos de hamamélis ou pepino), para fechar os poros, e creme hidratante de baixa emoliência, de preferência gel-creme.

SENSÍVEL
Reage com ardência e vermelhidão a qualquer cosmético ou situação.
Que produtos usar: existem cosméticos, especialmente desenvolvidos para essa pele, que possuem substâncias vegetais calmantes e antiinflamatórias, como espuma de limpeza e hidratante com substâncias não-irritantes. "Antes de exprimentar um produto novo, faça o teste no canto do nariz. Se der alguma reação durante os três dias de prova, suspenda o uso", avisa.

SECA
É uma tez fina, com pouca quantidade de glândulas sebáceas. Depois de lavada, tende a ressecar e a repuxar.
Que produtos usar: sabonete hidratante, de baixo teor detergente, ou seja, que não limpe a pele em profundidade: tônico sem álcool ou glicerinado(a glicerina mantém a hidratação natural da pele), creme mais emoliente(que retenha a água na pele por mais tempo).

Obs.: Todos os cosméticos devem se usados longe da área dos olhos, que é muito sensível e pede produtos específicos.

fonte: revista compre bem, dermatologista Humberto Ponzo

Nenhum comentário: