16 outubro 2008

GOIABEIRA

MINHA GOIABEIRA

Nome Científico: Psidium Guayaba L.,P. piriferum L.(variedade branca,
P. pomiferum L. ( variedade vermelha ),P. guayava Raddi; P. sapidissimum Jack ,
P. pumilum Vahl, P. guava Griseb.
Família: Mirtaceae
Nomes populares: goiaba, araçá-goiaba,
araçú-guaçú, araçá-guaba, araçú-uaçú, guaiba-vermelha, guaiava


Características:
Arbusto ou árvore frutifera rústica, com caule tortuoso e esgalhado, recoberto por casca fina muito aderente. Cresde 1 a 10 metros de altura e o caule pode atingir 30 cm de diâmetro.

Originária do Brasil, vegeta em quase todo território nacional. Encontra-se no México, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Chile, Artgentina, Uruguai e outros. Nas Ilhas do Caribe e Antilhas e em todos os países tropicais no mundo. É pantrópica(área de trópicos)As partes empregadas são: Raízes, casca, folhas, fruto e botão floral.


Propriedades terapêuticas:

Adistringente; antidiarréico; antidesintérico; vulnerária; antibiótica; estomáquica; emenagogo; anti-inflamatório; febrífuga; laxativa - fruto maduro)aperitiva; anti-Helmíntico - (fruto verde).

Desinteria: Chá do broto de goiabeira
Faz-se o chá do olho da goiaba até 4 vezes ao dia.
É eficiente para gargarejar nos casos de gengivites e ulcerações da cavidade bucal. As folhas torradas podem ser usadas como cataplasma.
Os frutos em forma de geléias é tônico para o coração e contra constipação. Os frutos maduros são aperitivos. A casca deve ser comida junto para evitar prisão de ventre. Os frutos verdes são usados para diarréia. Segundo Garrod os frutos são recomendados nos casos de gota. As cascas das raízes são usadas nos casos de diarréia crônica de crianças em forma de decocção(ferver-cozinhar) concentrada. A decocção(cozimento) das folhas é usada localmente com resultados nos casos, úlceras na pele, escorbuto.

Um dia que um senhor veio me pedir folhas de goiabeira e folhas de romã, disse que estava com o dente infeccionado e iria fazer um chá para bochechar, disse que era antibiótico, é bom saber.
Eu conhecia como anti-poluente, recomendado o plantio em cidades poluídas e também como muito eficaz em desinteria, inclusive os brotinhos faz-se um chá para bebês quando das diarréias ocasionadas na época de nascimento dos dentinhos.
Pois é, além de enfeitar meu jardim, esta goiabeira linda tem diversas utilidades. Quando os frutos estiverem maiores, postarei mais fotos.
Ah! ia me esquecendo, elas podem ser cultivadas em vasos, desde que bem cuidadas, adubadas, dão frutos.

fontes consultadas: enciclopédia de plantas medicinais
fotos: dete

até a próxima

Nenhum comentário: