06 outubro 2008

MANACÁ

MANACÁ

Pois é esta é uma árvore, que não ocupa muito espaço, tem um perfume magnífico e enfeita qualquer cantinho do seu quintal, ou em frente à casa, porque não é uma árvore que cresce muito, podendo podá-la sempre que for necessário.

abre a flor roxa, depois fica branca, assim sucessivamente, fica todo colorido


Você o planta e esquece...até que na época da reprodução as borboletas adoram colocar seus ovos aí, e sabem porque? as lagartinhas comem todas as folhas e quando tornam-se borboletas, o pé de manacá começa a brotar já com seus botões junto com suas folhinhas novas, é inacreditável, mas é o que acontece neste pequeno pé de manacá.

Houve época em que eu aplicava inseticida para me livrar delas, mas acabei deixando um ano para ver o que acontecia e qual foi a minha surpresa, o pé de manacá fica peladinho, quem olha pensa até que está morrendo hehehe, aí começa a brotar e parece que enche muito mais de flores do que quando tentava me livrar das lagartinhas. Pois é, a natureza cumprindo o seu papel, mesmo nos menores espaços e em cidades poluídas como é o caso de São Paulo.

Quem nunca ouviu falar de uma musiquinha: Lá no alto da Colina tem um pé de manacá...nóis vai pra lá...nóis vai casááá.... kkkkk

Esta era a musiquinha que um grande amigo meu cantava quase sepre pra mim, porque nasci em Colina, e este pé de manacá também a primeira mudinha trouxe de lá, se reproduz com facilidade, através das sementes que caem com as folhas logo que vão secando, ou por galhinhos lascados de baixo e plantados. Coloquei uma mudinha ao lado do pé de romã, como podem ver, e um nunca atrapalhou o outro, o romã está sempre com flores ou frutos e o manacá em seu tempo floresce lindamente, ah também coloquei uma muda na rua, junto com um dos pés de ipê amarelo(que o povo não deixa ir pra frente), mas o manacá ninguém conseguiu prejudicar, está lá já pequeno e todo florido. Logo plantarei junto, as outras árvores, pois acabam protegendo e perfumando a rua.


Nenhum comentário: