22 novembro 2007

ALÉM DE BELAS...



...SÃO TAMBÉM ÚTEIS

A baunilha é uma essência adocicada e aromática obtida das sementes da orquídea Vanilla planifolia. O nome do gênero vanilla deriva do espanhol vainilla, que significa"pequena vagem", lembrando a forma do fruto.
Ao contrário da maioria das orquídeas, que apresentam suas sementes em forma de partículas parecidas com pó, os frutos da Vanilla têm a forma de fava. Trata-se de uma planta trepadeira, originária das regiões tropicais do continente americano e de algumas ilhas como a de Madagascar. Este gênero também é nativo no Brasil, principalmente na região da Bahia.
A baunilha foi introduzida na ilha de Madagascar há mais de 100 anos, e hoje este lugar concentra a maior parte da produção mundial, com mais de mil toneladas por ano. Os agricultores reclamam do baixo preço pago pelo produto em relação ao seu trabalhoso processamento, além da longa espera, que dura de 5 a 8 anos, desde o plantio até o amadurecimento do extrato para a posterior produção de baunilha.

EXTRAÇÃO E PROCESSAMENTO
Colhem-se os frutos da Vanilla quando estes começam a amadurecer, e inicia-se imediatamente o longo processo de secagem, maturação e fermentação, que chega a durar meses, e é responsável pelo rico sabor e pela interessante fragância da baunilha.
Os vários métodos de processamento da essência são verdadeiros segredos guadados em família, passados de geração para geração, mas o princípio básico é coletar as favas, tratá-las com calor e deixá-las "transpirando". Assim, elas se desidratam e começa um processo químico no aroma, tornando-o mais acentuado. O elemento químico responsável pelo aroma da baunilha é o aldeído, chamado também de vanilina.
ESPÉCIES EXISTENTES
Mais de 66 espécies do gênero Vanilla já foram catalogadas, sendo que algumas têm grande valor econômico por sserem importantes fontes de extração de baunilha. Se bem que, atualmente, uma grande parte da baunilha comercial é fabricada artificialmente. Na Europa e nos EUA, a preferência é pelo produto natural, já no Brasil, utilizamos o sintético.
A Vanilla possui, em geral, raízes grossas, folhas ovais e lanceoladas, de coloração verde-escura, flores verde-amareladas e seu fruto, que é a própria fava da baunilha, é alongado, medindo cerca de 20 a 25 cm de comprimento.
Eis algumas espécies de destaque:
  • Vanilla fragrans: é originária de uma vagem comprida, que é a principal fonte da baunilha natural. Suas folhas são carnudas, com até 20 cm de comprimento por 7 cm de largura, tem cor brilhante e suas flores, com 10 cm, abrem-se apenas parcialmente.
  • Vanilla barbellata: Cresce no Sul da Flórida. Suas folhas são reduzidas e possuem pequenas protuberâncias que caem frequentemente, deixando ramos com flores de até 7 cm de comprimento.
  • Vanilla planifólia: originária da América Central, apresenta belas flores ornamentais de coloração verde-amarelada. A vagem seca dessa planta pode ser empregada em confeitaria e perfumaria.
Da próxima vez que saborear guloseimas com baunilha, lembre-se das orquídeas que a produzem!


beijos

Nenhum comentário: