14 novembro 2007

PANELA DE PRESSÃO

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A panela que é sinônimo de rapidez e eficiência, facilita a vida e pode ser usada para preparar pratos tão surpreendentes como um frango assado.
Sempre que vai cozinhar um alimento duro ou grãos, como milho e feijão você certamente usa a panela de pressão. Afinal com ela até a carne mais resistente amolece.
Mas, além da economia de tempo que proporciona, essa panela oferece outras vantagens. "A principal é que, ao ser cozido, o alimento perde menos nutrientes porque a quantidade de água usada é menor e, consequentemente, a evaporação também", explica Máuria Elena Missio da Silva Boulos, nutricionista da Coordenadoria de Ass.Social da Universidade de São Paulo(Cosaeas).
O utensílioi exige cuidados especiais(leia abaixo), é verdade, mas também é capaz de produzir pratos deliciosos na metade do tempo.

ATENÇÃO NA SEGURANÇA
Arcângelo Nigro Neto, engenheiro mecânico da Associação Brasileira de Normas Técnicas, com sede em São Paulo, aconselha só comprar panelas de pressão nacionais que tenham o selo do Inmetro ou as importadas com garantia de segurança do país de origem.
Outras dicas dele:
  • Leia o manual, detalhes variam com o modelo.
  • Certifique-se de que há ao menos uma válvula de escape(que mantém a pressão constante) e uma de segurança(para agir quando a de pressão falhar).
  • Limpe sempre a válvula dom um arame e não encha mais que a metade a panela.
  • Antes de abrir, deixe-a sob água fria ou espere soltar todo o vapor. Nunca abra quando estiver quente. Observe sempre o estado da borracha de vedação.

A idéia de cozinhar alimentos sob pressão foi do francês Denis Papin, que se baseou na experiência dos alpinistas. Como no alto das montanhas a pressão atmosférica é menor, a água entra em ebulição a uma temperatura mais baixa do que ao nível do mar (o que exige maior tempo para o cozimento dos alimentos. Em 1679 Papin criou um modelo de ferro fundido, com tampa e uma válvula de segurança. O sistema de vedação impedia o vapor de escapar, aumentando a pressão. Enquanto a panela comum a temperatura é de 100ºC, na de pressão chega a 120ºC, fazendo o alimento cozinhar mais depressa.

Bom por hoje é só,
beijos

Nenhum comentário: