São de fácil cultivo, como podem observar, vivem bem em vasos próprios de cerâmica ou mesmo de plástico, desde que tenham furos especiais, e gostam muito quando são colocadas em coqueiros ou árvores, como podem ver esta na foto acima em que tenho diversas qualidades diferentes na mesma árvore, que é uma pitangueira antiga, que estava morrendo, aproveitei para as orquídeas e parece que cada ano florescem mais. Podem ver que tem uma que é dá cachinhos de minúsculas orquídeas rosinha, existe também no amarelo bem forte, estas florescem o ano todo e duram muito abertas, são muito encontradas em árvores pelo litoral principalmente do Espírito Santo e também no interior de São Paulo.
Como eu sempre digo, a natureza é sábia, a pitangueira cedeu mudas e lugar para que eu colocasse uma variedade enorme de orquídeas.
Ah, esta foi uma das últimas flores da daminha da noite que eu chamo, porque é muito parecida com aquela dama da noite grande, dura pouquíssimo aberta, e deu flores no inverno, cada gominho como se ve estas tres em carrerinha, encheram, ou seja dos dois lados ela fica toda branquinha, eu vacilei na época e não fotografei, mas como eu digo eu sou sempre recompensada e elas deram pouquíssimas flores fora do tempo, mas deram, para que eu pudesse postá-las aqui, logo voltam a dormir(como costumo dizer) e em seguida tornam a florescer, mesmo fora do inverno.
Esta branca tirei a foto assim para que pudessem ter uma idéia, o botão é este que parece seco abaixo, está enchendo agora de flores, só que ela é danada, uma vez mudei-a de lugar e ela protestou, quando percebi ela estava minguando, é, aí procurei colocá-la no mesmo tipo e lugar que estava, pendurei no pézinho de amoreira que sempre podo para que não fique muito alto, porque meu espaço é pouco, mas tem amora o ano todo, e a danada da orquídea começou a florir, hoje mesmo(esta foto foi tirada outro dia), está carregadinha de botões e flores, uma outra vez colocarei um post só dela. Ela é muito especial para mim, porque ganhei de uma irmã que não está mais comigo, mas deixou seu carinho em meu jardim.
Esta estou postando só uma foto, logo mais postarei outras, podem ver abaixo um risoma, esta foi a primeira flor dela que abriu, já está com outra(chamo de cacho porque dá tres ou mais flores) que saiu até maior e mais dois risomas com botões que estarão abrindo, é magnífica e fica no vaso só por um tempo se espalha toda para fora do vaso, pendurei-a no antigo pé de romã e ela adorou porque espalhou-se todinha, tem um perfume inigualável e a beleza nem preciso dizer, logo farei também um post só com ela.
Vocês devem estranhar porque eu digo meu antigo pé de romã, de pitanta etc. e tal, mas é que estas árvores viveram saudavelmente por um tempo, e cada uma delas tem sua história, mas me compensam sempre com mudas, como as que tenho hoje, então quando estão no final de suas vidinhas, as mudas já estão cheia de flores e frutos. É a lei da compensação da natureza, talvez aqui sofram um pouquinho mais devido à poluição. Mas como sempre digo que a natureza é sábia, geralmente abrem caminho para que outra árvore floresça, como é o caso da uvaia e da goiabeira que está começando a carregar.
Espero que tenham gostado, fiz uma miscelânia hoje kkk, contando até as histórias, é mais para aproveitar o início da estação, logo estarei trazendo mais flores e também dicas não só de flores e plantas.
beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário